QUAIS OS BENEFÍCIOS EM ADICIONAR MICROFIBRAS DE POLIPROPILENO NO SEU CONCRETO?
- Flavio Melo
- 22 de set. de 2022
- 2 min de leitura
De maneira geral podemos dizer que o concreto possui duas fases distintas de retração: a primeira no estado plástico e a segunda no estado endurecido.

Na fase plástica, a secagem rápida do concreto fresco irá provocar retração quando a perda de água por evaporação superar a taxa disponível de água por exsudação. Nesta fase o concreto tem baixa resistência à tração e, portanto, pequenas fissuras podem acontecer na superfície do concreto. Chamamos esta de retração plástica.
No estado endurecido, o concreto continua a perder água e quando a maior parte desta água é perdida, temos uma retração considerável que poderá levar ao surgimento de fissuras e empenamento das bordas das placas de concreto. Chamamos esta de retração por secagem.
Para combater estes efeitos, recomenda-se o uso de produtos e técnicas executivas para minimizar a retração. Dentre os produtos mais adotados usamos as microfibras de polipropileno para combater a retração plástica e minimizar o aparecimento de fissuras no concreto e nas argamassas cimentícias.

A fibras monofilamento de polipropileno possuem característica únicas como boa adesão ao cimento e boa dispersabilidade formando uma rede de suporte uniforme no concreto, o que produz um efeito de reforço secundário, que trabalha efetivamente impedindo a formação dessas fissuras. Sendo assim, há uma melhora na resistência à fissuração do concreto e da argamassa, pois as fibras combatem a concentração de tensões melhorando assim a capacidade de deformação plástica.
Adicionalmente as microfibras contribuem para uma reação de hidratação mais eficiente, que irá reduzir a porosidade da pasta cimento, reduzindo bastante a chance de umidade externa infiltrar no interior do concreto e, portanto, melhorando a resistência ao congelamento-degelo.
Resumidamente, temos as seguintes vantagens:

- Controle das fissuras durante a retração plástica.
- Reduz a Permeabilidade. - Evitar o “Spalling”, que é o lascamento explosivo do concreto. - Aumento da resistência ao congelamento/descongelamento
- Maior resistência ao impacto - Melhora das propriedades de abrasão.
As principias aplicações das microfibras de Polipropileno são:
- Pisos industriais, Pavimentos de concreto, Estruturas de concreto Pré-fabricadas, Argamassas, Concreto estampado, Pontes e Viadutos, Estruturas de retenção de água e Proteção passiva contra incêndio.
Quer saber mais, acesse a página da microfibra de polipropileno PSE PP FIBER-12.